sexta-feira, 4 de maio de 2012

Engrenagem invertida do Steve's Extruder

A demanda de pressão da extrusora aumentou muito com o uso do novo hotend e que agora passando a usar filamento de 3mm, ao invés do padrão de 1,75mm da seemecnc.

As engrenagens do Steve's Extruder são fixadas pela pressão lateral das porcas, diferente do padrão reprap, como o Wades Extruder, onde a engrenagem se fixa na cabeça sextavada do parafuso e movimenta o mesmo.

Eu sempre achei um ponto fraco do Steve's Extruder a impossibilidade de apertar bem o parafuso principal da extrusora, para deixar o movimento livre. Mas isso não era problema com o hotend original e o filamento de 1,75mm.

Devido a nova necessidade de mais pressão, fiquei decidido em alterar a extrusora para fazer maior pressão ao empurrar o filamento. Primeiro tentei fazer sulcos na guia de aço (extruder drive), porém sem sucesso, metal muito duro acabou quase estragando minha ferramenta. Depois resolvi desmontar tudo e achar um jeito de aumentar a pressão do parafuso sem interferir no movimento livre do conjunto.

Felizmente eu acabei resolvendo o problema invertendo o lado da segunda engrenagem, número 71765 de 28 dentes, que é milimetricamente maior de um lado do que do outro. Porém o resultado é impressionante, esta diferença imperceptível visualmente fez toda a diferença em aceitar maior aperto do parafuso e consequentemente maior rigidez das engrenagens.

Agora a extrusora ficou ninja, resultando em alta pressão no filamento, mesmo com a cavidade lisa do "extruder drive". Agora só vejo vantagem no Steve's Extruder, com seu jogo de engrenagem, guias com design para trabalhar com 1,75mm e 3mm e o preço ($40). Só falta imprimir uma base para os rolamentos lineares de 6mm que já até chegaram, vai ficar excelente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário