terça-feira, 15 de maio de 2012

Hot-end remontado (aquecedor)

O hot-end ficou muito tempo parado, pois estava apanhando do resistor. Toda vez que conetava a fonte ela desligava. omo juntou com a protótipo do aquecedor e usar uma fonte na empresa e outra em casa, acabou confundindo encontrar onde estava o erro.

Eu achava que era o circuito que estava desenvolvendo em uma breadboard, mas não via problema. Depois troquei a fonte, e nada. Suspeitei de amperagem maior que a especificação para uma só saída da fonte, cortei e soldei vários cabos, e nada.

Somente depois de apanhar muito, resolvi medir a resistência, e detectei que estava em curto. Isso fazia com que a fonte desligasse toda vez que conectava o aquecedor.

Fui em uma loja local e comprei dois resistores, de modelos diferentes para trocar o danificado. Ambos estavam aquecendo perfeitamente.

Para minha surpresa, ao retirar toda a fita kapton e o resistor do bloco de aquecimento, o mesmo estava funcionando normalmente. Então o problema era curto dos cabos, certamente encostando na carcaça.


Agora, com a chegada da fita kapton, o hot end foi devidamente remontado.

Comprei uma fita de 20mm, que achei muito larga para usar no aquecedor. Uma fita de 8~10mm ficaria mais fácil para enrolar o aquecedor, quanto isolar os fios do resistor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário