sexta-feira, 18 de maio de 2012

Jampeando a Controladora 3-Eixos TB6560

Eu estou usando uma controladora conhecida como 3-Axis Controller. Ela é uma placa Chinesa de baixo custo (US$45.00), que acompanha o original do kit da seemecnc.

É uma placa bem robusta, muito utilizada pelos hobbistas CNC, controlada por uma interface paralela. Ela foi desenhada para funcionar com programas controladores (Hosts)  instalados em um PC, como o Mach3 (windows) e o EMC2 (linux).

Eu utilizo o Mach3, que apesar de ter um limite na versão gratuita, me atende bem até o momento. É um software muito profissional para controle de máquina controladas por computador numericamente.

Porém, os acopladores óticos que vem na placa são lentos para utilizar com micro passos, trabalhando em uma frequência acima do especificado pela placa.  O que ocorre na prática é o atraso do pulso da mudança de direção (para frente e para trás) em relação ao pulso do passo, assim o motor avança um passo na direção atual, que deveria ser contrária.

Felizmente a adequação, vulgo gambiarra, é simples e de baixo risco, bastando remover os acopladores e jampear as saídas (curto).

A foto abaixo eu mostro como ficou a minha placa, onde utilizei o cobre de cabo de lançamento Cat5e.



Outra adequação é retirar os diodos das portas adicionais que vem na placa, que em algumas portas paralelas pode causar problema. Isso acontece porque os diodos ocasionam uma queda de tensão perto de 0,5V (meio volt), que é pouco, mas em uma voltagem muito baixa causa confusão para os controladores de motor de passo.

Tomem cuidado ao remover os diodos, pois no meu caso eu removi a base do SMD que fixava o diodo de cima. Felizmente eu consegui raspar a trilha ao lado e fazer uma micro solda nela, o bastante para passar o sinal para o controlado do motor da extrusora. O plano B seria jampear direto na solda que fixa a porta paralela, no lado de baixo da placa, mas ficou melhor assim.



Isso resolveu um problema que apresentava somente no eixo Y, onde o motor dava uns estalos e a impressão saia torta neste eixo.

Eu cheguei a achar que era problema mecânico, mas depois regular a tenção da correia e colocar rolamentos, vi que o problema tinha que ser a placa mesmo. E era!

Tudo pronto, placa devidamente jampeada, próximo passo é testar a impressão com o novo controlador de temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário